Educational Leaders cria três comissões nacionais para fortalecer a educação básica no Brasil
Texto publicado originalmente por Marcos Talarico no LinkedIn
O Educational Leaders deu início a um novo capítulo na história da educação brasileira. O movimento, que conecta lideranças de algumas das escolas e redes mais respeitadas do país, anunciou a criação de três comissões nacionais com o objetivo de construir o futuro da educação de forma colaborativa, estratégica e com impacto real.
As novas comissões foram estruturadas para proporcionar espaços de escuta ativa, troca de experiências, inteligência coletiva e ação coordenada, sempre com foco em soluções práticas para os desafios enfrentados pelas instituições de ensino.
Comissão de ESG, M&A e Negócios Educacionais é lançada em São Paulo
Representantes de escolas e redes privadas lançaram, nesta segunda-feira (9), a Comissão de ESG, M&A e Negócios Educacionais, durante encontro no campus do Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança, em São Paulo. O grupo pretende conectar mantenedores e gestores escolares a práticas de sustentabilidade, estratégias de expansão e temas relacionados a fusões e aquisições no setor educacional.
A iniciativa integra o Educational Leaders, uma rede nacional dedicada à articulação de líderes da educação básica com foco em inovação, eficiência e sustentabilidade. O objetivo da comissão é oferecer suporte estratégico para mantenedores, sucessores e gestores, promovendo o fortalecimento e a proteção da educação privada em um cenário de constantes transformações econômicas e regulatórias.
Entre os nomes convidados como membros fundadores estão: Presidente: Viviane Flores (Colégio Compa)
Vice-presidente: Tarcísio Barbosa (Grupo Zeta)
Membros fundadores convidados:
Pablo Ibanez (Maple Bear / Grupo SEB), Gabriel Alves (Rede Decisão), Guilherme Gaui (Inspira), João Paulo Prado (Grupo Salta), Saulo Maciel Almeida (Rede Santa Catarina), Kevin Sorger (Kindy / OEBi)
Chanceler: João Hoeppner
Comissão de Marketing Educacional busca fortalecer o setor e promover boas práticas
A Comissão de Marketing Educacional nasce com o propósito de ampliar a visão estratégica do marketing nas instituições de ensino e fortalecer a comunicação como ferramenta de gestão. Para os integrantes da comissão, em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, o marketing vai muito além da divulgação: ele constrói reputação, fideliza a comunidade escolar e alinha propósito e posicionamento institucional.
Entre seus objetivos, a comissão se propõe a criar uma rede colaborativa de confiança, promover o desenvolvimento contínuo da área, compartilhar boas práticas e ser uma voz ativa nos principais debates sobre marketing educacional no Brasil.
“Nosso objetivo é promover a troca de experiências, fortalecer iniciativas em comum e ampliar o olhar estratégico sobre a comunicação nas instituições de ensino”, afirma Ricardo P. Aguirre, presidente da comissão e gestor no Colégio Bandeirantes. Vanessa Crepaldi, também do Colégio Bandeirantes, assume a vice-presidência. “Foi uma troca enriquecedora, com espaço para escuta, colaboração e conexão entre profissionais da área”, destaca Vanessa.
Presidente: Ricardo P. Aguirre (Colégio Bandeirantes)
Vice-presidente: Vanessa Crepaldi (Colégio Bandeirantes)
Membros fundadores:
Camila e Natália (Beit Yaacov), CLAUDIA STARKE(Carandá), Flávia Moccia Antunes (Porto Seguro), Gabriella Rangel Picolo (Santo Américo), Julia Contier Fares (Pentágono), Luiz Antonio Farina (Móbile), Manuela Miró (Eleva), Marina Place to Study), Paulo Bregantin Junior (Rio Branco), Renato (Elvira Brandão), Roberta Lotti (Rainha da Paz),Úrsula Costa (Pio XII)
Chanceler: Fernanda Tavolaro
Comissão de Career & College Counseling foca no fortalecimento da orientação acadêmica
Na terça-feira (11), lideranças de escolas de referência se reuniram no Inteli, em São Paulo, para o encontro inaugural da Comissão de Career & College Counseling, que passa a integrar o Educational Leaders.
A comissão tem como missão fortalecer a orientação vocacional e universitária nas escolas brasileiras, promovendo boas práticas, formação contínua e o diálogo com instituições de ensino superior no Brasil e no exterior.
Deborah Mason Pontual, do Colégio Bandeirantes, foi eleita presidente da comissão. A vice-presidência ficou com Luis Otavio Targa, do Colégio Vértice. João Hoeppner também atua como chanceler neste grupo.
Presidente: Deborah Mason Pontual (Colégio Bandeirantes)
Vice-presidente: Luis Otavio Targa (Colégio Vértice)
Membros fundadores:
Airton Pretini Junior (Santa Cruz), Aline (Móbile), M. Cibele Alonso (Miguel de Cervantes), Evan Rush (Beit Yaacov), Flávia Thomsen Mostazo (Chapel), Reginaldo Aguiar (Concept), Renata Condi de Souza (Rio Branco), Shellida Viegas (St. Paul’s), Vanessa Bocchi( Marista Arquidiocesano), Vanessa Passarelli (Bandeirantes) Chanceler: Joao Hoeppner
Mais do que fóruns de debate, essas comissões representam um espaço de escuta, inteligência coletiva e ação coordenada. São ambientes de confiança onde decisões são tomadas com visão de longo prazo, conexão com os desafios reais das escolas e compromisso com a excelência.
A participação nas comissões é aberta mediante solicitação. Cada nome é avaliado com atenção pelos presidentes, vices e membros fundadores — garantindo coesão, qualidade e propósito em cada grupo.
