GEduc 2025: minhas impressões sobre o congresso

Estar presente na edição de 2025 da Geduc foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora. Como profissional atuante no mercado da educação básica e também como redator cobrindo o evento, pude vivenciar de perto o que há de atual e relevante para o setor educacional no Brasil. O tema que norteou o congresso esse ano – “A revolução da Educação é hoje” – não poderia ser mais pertinente. De fato, o clima durante os três dias de evento refletia exatamente isso: transformação, inovação e ação.

Novo local, mais estrutura para congressistas, visitantes e expositores

Um dos grandes diferenciais desta edição foi a mudança de local. O Pro Magno Centro de Eventos, novo endereço do congresso, trouxe uma boa estrutura e confortável, que acolheu muito bem os mais de 1.800 participantes que passaram por lá ao longo dos três dias. Os espaços estavam muito bem organizados – desde o layout dos estandes dos mais de 60 expositores até os coffee breaks estrategicamente posicionados entre as rodadas de palestras, favorecendo momentos de networking e troca de experiências.

Área de Expositores – GEduc 2025

Programação enriquecedora e qualificada

A programação foi intensa e qualificada. Tive a oportunidade de acompanhar fóruns voltados para temas como inovação acadêmica, edtechs, gestão de pessoas, educação profissional e até mesmo a Jornada de Marketing e Growth – algo essencial para quem deseja entender as novas formas de comunicar e expandir projetos educacionais. O Congresso de Gestão Educacional também foi um dos destaques, reunindo grandes nomes e debates inspiradores.

Palestra do Vidal Martins, Vice Reitor PUCPR – GEduc 2025

Os temas abordados nas palestras e painéis foram relevantes, especialmente para quem, como eu, está diariamente envolvido com os desafios e oportunidades da educação básica. Falou-se com profundidade sobre revolução digital, gestão baseada em dados, saúde mental nas escolas, felicidade e sucesso do aluno, educação antirracista, inclusão e muito mais. Cada conteúdo reforçava a sensação de que estamos vivendo um momento de mudanças — e que precisamos estar preparados para conduzi-las com responsabilidade, criatividade e compromisso.

Saí da Geduc 2025 inspirado, com novas ideias e perspectivas para aplicar em meus projetos e para compartilhar com minha rede. É muito bom ver o setor educacional se mobilizando com tanta energia. E mais ainda, é gratificante poder fazer parte dessa transformação.

Até 2026, GEduc.

Veja também: Forme Day: o maior evento da Forme Educação Financeira

Raphael Santo é Tecnólogo e graduado em Administração pela UFSCar, com 8 anos de experiência na área comercial voltada ao setor educacional. Atua como Head Comercial no marketplace Melhor Escola, do Grupo Quero Educação, e é especialista em estratégias de vendas para instituições de ensino. É também fundador do blog Mercado & Educação, onde, desde 2021, compartilha reflexões, tendências e análises sobre o mercado educacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *