4 conteúdos estratégicos para o ganho de eficiência operacional na sua Instituição de Ensino
Com o aumento da digitalização, globalização e concorrência, escolas e faculdades estão reconhecendo a importância de considerar o aluno no centro de seu planejamento e estratégias.
As instituições de ensino têm a tarefa de educar os alunos, mas para que funcionem de forma eficaz, elas precisam ser gerenciadas de maneira semelhante a um negócio. Gerenciar um orçamento, juntamente com uma ampla gama de ativos, requer ferramentas eficazes para melhorar o seu funcionamento.
Nesse sentido, o uso inteligente da tecnologia de gestão pode melhorar a eficiência de uma escola e permitir que a equipe se concentre na tomada de decisões data-driven.
Por exemplo, o atendimento ao cliente no setor de educação ganhou ainda mais força devido aos mecanismos de ensino online. Portanto, as instituições estão se concentrando agora na eficiência operacional e na alocação adequada de recursos para criar economias de escala. Sem dúvidas, gerenciar informações de alunos, colaboradores, parceiros, fornecedores, finanças e tecnologia para uma escola inteira é uma tarefa enorme. Por isso, as dicas de conteúdos a seguir trazem dicas e insights de como sistemas tecnológicos e de informação eficazes podem melhorar a gestão de uma instituição e atender às necessidades de todas as partes interessadas.
1) Customer Experience na Educação: o que é e como implementar
Construir a marca de sua escola e cumprir sua promessa deve ser uma estratégia vivida e respirada por todos os membros da sua equipe.
Nesse sentido, o CX (customer experience) garante que cada ponto de contato de pais e alunos seja identificado e aproveitado, permitindo que você crie com sucesso uma experiência única e positiva para o cliente e garanta um impacto profundo no futuro de sua escola e no seu faturamento.
Instituições que entendem seus alunos e lhes prestam um atendimento rápido e personalizado se posicionam para aumentar o número de matrículas, melhorar a retenção e reimaginar o potencial de mercado.
Aproveite as 7 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente na sua escola acessando esse conteúdo e coloque a fidelização e a experiência do seu aluno em primeiro lugar.
2) LGPD na Educação: o que muda para a sua Instituição de Ensino?
As escolas trabalham com uma quantidade incrível de dados. Isso inclui informações como nomes de alunos, endereços, informações médicas, imagens e muito mais.
Por isso, todas as instituições são totalmente responsáveis pelo cumprimento dos princípios descritos na LGPD.
Incentivar uma cultura de proteção de dados pessoais significa fomentar um ativo de valor que reforça o poder da sua marca, bem como a construção de uma sociedade mais consciente e mais preparada para garantir o direito fundamental à proteção dessas informações.
Confira neste artigo os principais passos para se adequar à lei e saiba como se comportar nesse novo cenário, aproveitando as suas oportunidades ocultas e evitando receber uma eventual multa por descumprimento.
3) Gestão Educacional: o que é e como a digitalização auxilia?
A pandemia de Covid-19 mostrou o quanto a digitalização nas escolas e instituições de ensino tem sido negligenciada. Afinal, de um momento para o outro, as aulas tinham que se tornar digitais: as tarefas eram enviadas por e-mail, as discussões eram realizadas por videoconferência e os trabalhos de casa concluídos precisavam ser enviados para um servidor.
Por isso, é fundamental que a digitalização da sua gestão não seja feita às pressas, para evitar que seus colaboradores se sintam sobrecarregados e um equipamento técnico inadequado não acompanhe as novidades e tendências do setor.
Além disso, na maioria das vezes, a maioria da equipe de gestão nas escolas tem formação em Educação. Isso significa que as decisões são tomadas na perspectiva do ensino e muitas vezes não são considerados fatores econômicos e comerciais imprescindíveis.
Para que os âmbitos da empresa consigam funcionar de forma sinérgica, é preciso que inúmeros fatores estejam alinhados. A gestão escolar digitalizada, por exemplo, é capaz de trazer melhorias para o desempenho de todos os outros setores, se coordenada e aplicada adequadamente.
4) Renovação de matrícula online: tudo o que você precisa saber sobre o assunto
Como é o processo da sua escola? Você ainda está aceitando inscrições por meio de formulários impressos ou digitalizados?
O processo de matrículas e rematrículas manual é demorado e produz uma sobrecarga de trabalho enorme para a Secretaria. Por outro lado, a renovação online economiza tempo e custos.
Além disso, as informações digitais podem ser integradas automaticamente ao sistema de gestão escolar, permitindo uma tomada de decisão muito mais assertiva ao ajudar a gerar relatórios e fornecer sugestões. No final das contas, contribui para uma maior taxa de matrícula e rematrícula. Muitas escolas já adotaram os recursos tecnológicos para aumentar sua produtividade. Portanto, você não pode deixar a sua escola ficar de fora.
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Embora não haja uma iniciativa educacional única que alcance os mesmos resultados em todos os lugares – uma vez que os sistemas escolares diferem em alunos e educadores, bem como na disponibilidade e qualidade de materiais e tecnologias – um primeiro passo importante é entender como a tecnologia é usada de acordo com as especificidades locais, contextos e necessidades.
Lembre-se, é fácil acenar para questões de “implementação”, mas isso precisa ser mais do que retórico. Tenha em mente que o bom uso da tecnologia de gestão educacional requer pensar em como ela afetará alunos, educadores e pais.Por último, se você deseja digitalizar os seus processos, como fazem as principais Instituições de Ensino do mercado, de uma maneira aplicável e juridicamente válida, não perca tempo, clique aqui e fale com um especialista.