4 conteúdos estratégicos para o ganho de eficiência operacional na sua Instituição de Ensino

Com o aumento da digitalização, globalização e concorrência, escolas e faculdades estão reconhecendo a importância de considerar o aluno no centro de seu planejamento e estratégias.

As instituições de ensino têm a tarefa de educar os alunos, mas para que funcionem de forma eficaz, elas precisam ser gerenciadas de maneira semelhante a um negócio. Gerenciar um orçamento, juntamente com uma ampla gama de ativos, requer ferramentas eficazes para melhorar o seu funcionamento.

Nesse sentido, o uso inteligente da tecnologia de gestão pode melhorar a eficiência de uma escola e permitir que a equipe se concentre na tomada de decisões data-driven

Por exemplo, o atendimento ao cliente no setor de educação ganhou ainda mais força devido aos mecanismos de ensino online. Portanto, as instituições estão se concentrando agora na eficiência operacional e na alocação adequada de recursos para criar economias de escala.  Sem dúvidas, gerenciar informações de alunos, colaboradores, parceiros, fornecedores, finanças e tecnologia para uma escola inteira é uma tarefa enorme. Por isso, as dicas de conteúdos a seguir trazem dicas e insights de como sistemas tecnológicos e de informação eficazes podem melhorar a gestão de uma instituição e atender às necessidades de todas as partes interessadas.



1) Customer Experience na Educação: o que é e como implementar

Construir a marca de sua escola e cumprir sua promessa deve ser uma estratégia vivida e respirada por todos os membros da sua equipe.

Nesse sentido, o CX (customer experience) garante que cada ponto de contato de pais e alunos seja identificado e aproveitado, permitindo que você crie com sucesso uma experiência única e positiva para o cliente e garanta um impacto profundo no futuro de sua escola e no seu faturamento.

Instituições que entendem seus alunos e lhes prestam um atendimento rápido e personalizado se posicionam para aumentar o número de matrículas, melhorar a retenção e reimaginar o potencial de mercado.

Aproveite as 7 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente na sua escola acessando esse conteúdo e coloque a  fidelização e a experiência do seu aluno em primeiro lugar.

2)  LGPD na Educação: o que muda para a sua Instituição de Ensino?

As escolas trabalham com uma quantidade incrível de dados. Isso inclui informações como nomes de alunos, endereços, informações médicas, imagens e muito mais. 

Por isso, todas as instituições são totalmente responsáveis ​​pelo cumprimento dos princípios descritos na LGPD.

Incentivar uma cultura de proteção de dados pessoais significa fomentar um ativo de valor que reforça o poder da sua marca, bem como a construção de uma sociedade mais consciente e mais preparada para garantir o direito fundamental à proteção dessas informações.

Confira neste artigo os principais passos para se adequar à lei e saiba como se comportar nesse novo cenário, aproveitando as suas oportunidades ocultas e evitando receber uma eventual multa por descumprimento. 

3)  Gestão Educacional: o que é e como a digitalização auxilia?
A pandemia de Covid-19 mostrou o quanto a digitalização nas escolas e instituições de ensino tem sido negligenciada. Afinal, de um momento para o outro, as aulas tinham que se tornar digitais: as tarefas eram enviadas por e-mail, as discussões eram realizadas por videoconferência e os trabalhos de casa concluídos precisavam ser enviados para um servidor.

Por isso, é fundamental que a digitalização da sua gestão não seja feita às pressas, para evitar que seus colaboradores se sintam sobrecarregados e um equipamento técnico inadequado não acompanhe as novidades e tendências do setor. 

Além disso, na maioria das vezes, a maioria da equipe de gestão nas escolas tem formação em Educação. Isso significa que as decisões são tomadas na perspectiva do ensino e muitas vezes não são considerados fatores econômicos e comerciais imprescindíveis.

Para que os âmbitos da empresa consigam funcionar de forma sinérgica, é preciso que inúmeros fatores estejam alinhados. A gestão escolar digitalizada, por exemplo, é capaz de trazer melhorias para o desempenho de todos os outros setores, se coordenada e aplicada adequadamente.

4)      Renovação de matrícula online: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Como é o processo da sua escola? Você ainda está aceitando inscrições por meio de formulários impressos ou digitalizados?

O processo de matrículas e rematrículas manual é demorado e produz uma sobrecarga de trabalho enorme para a Secretaria. Por outro lado, a renovação online economiza tempo e custos.                  

Além disso, as informações digitais podem ser integradas automaticamente ao sistema de gestão escolar, permitindo uma tomada de decisão muito mais assertiva ao ajudar a gerar relatórios e fornecer sugestões. No final das contas, contribui para uma maior taxa de matrícula e rematrícula.  Muitas escolas já adotaram os recursos tecnológicos para aumentar sua produtividade. Portanto, você não pode deixar a sua escola ficar de fora.

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Embora não haja uma iniciativa educacional única que alcance os mesmos resultados em todos os lugares – uma vez que os sistemas escolares diferem em alunos e educadores, bem como na disponibilidade e qualidade de materiais e tecnologias – um primeiro passo importante é entender como a tecnologia é usada de acordo com as especificidades locais, contextos e necessidades.

Lembre-se, é fácil acenar para questões de “implementação”, mas isso precisa ser mais do que retórico. Tenha em mente que o bom uso da tecnologia de gestão educacional requer pensar em como ela afetará alunos, educadores e pais.Por último, se você deseja digitalizar os seus processos, como fazem as principais Instituições de Ensino do mercado, de uma maneira aplicável e juridicamente válida, não perca tempo, clique aqui e fale com um especialista.

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