Com nova unidade no Rio Grande do Sul, Escola Hub pretende ampliar sua presença em território nacional nos próximos 5 anos

Com proposta pedagógica inovadora, a escola não se organiza em aulas ou disciplinas, toda organização acontece a partir de projetos.

A Escola Hub iniciou as operações em uma nova unidade no bairro de Três Figueiras na cidade de Porto Alegre. Esta é a terceira unidade logo após o lançamento da escola em 2018 no bairro de Bom Pastor e Alto dos Passos na cidade de Juiz de Fora.

Com proposta inovadora, a Escola Hub foge do tradicionalismo. A organização do trabalho escolar tem a aprendizagem por projetos como eixo principal. Sem tempo subdividido em aulas, sem espaço subdivido em salas, sem disciplinas estáticas e com participação ativa dos alunos no cronograma escolar, o ensino acontece em co-works e laboratórios, a aprendizagem é toda baseada na realização de projetos reais interdisciplinares com um programa pedagógico orientado aos princípios da BNCC.

Ensino por projetos | Escola Hub

Pilares da proposta pedagógica Escola Hub

1. Mapeamento do interesse dos alunos

Os educadores mapeiam todos os interesses individuais e coletivos, que podem ir desde minecraft até o Egito antigo. Com os interesses mapeados e apresentados, os estudantes escolhem o que querem aprender no projeto que irá se iniciar.

2. Conexão dos interesses ao currículo

De forma interdisciplinar, os educadores conectam os interesses dos estudantes com o currículo da Base Nacional Comum Curricular, fazendo com que interesses e currículo possam se relacionar dentro de um projeto integrador

3. Criação de projetos a partir dessa conexão

Com interesses e currículo conectados, educadores e estudantes criam, em conjunto, a pergunta norteadora do projeto e definem qual será o artefato final. Feito isso, os professores criam as etapas e experiências de aprendizagem que irão nortear o projeto criado.

4. Formação Integral

Ao longo dos projetos os alunos desenvolvem não só as competências e habilidades sugeridas pela BNCC, mas também habilidades socioemocionais, comunicacionais e criativas. Acima de tudo, aprendem com muita felicidade!

Leia também

As unidades da Escola Hub atendem hoje da educação infantil até o fundamental II. O ensino médio será lançado em 2022. Segundo Thiago Almeida, um dos idealizadores do projeto, a escola planeja ganhar abrangência nacional nos próximos 5 anos.

Leia mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *