Em tempos difíceis, invista em tecnologia na sua instituição

Utilizar softwares para captação de leads é uma forma eficiente de conseguir mais clientes e há ferramentas gratuitas disponíveis no mercado

Todos sabemos que investimento nunca é demais, mesmo em momentos de crise, como a que o país e o mundo atravessam por conta da pandemia. São em momentos turbulentos é que é preciso mais ousadia, pois empresas visionárias trabalham com tecnologia de ponta para superar essas barreiras. 

O número de softwares de prospecção e vendas no Brasil tem crescido cada vez mais exatamente por isso, focando em empresários ousados e que buscam inovação. Para manter a saúde financeira da sua instituição de ensino, invista em ferramentas para aumentar suas vendas.

Quando for adquirir um desses softwares, faça todas as perguntas que julgar necessárias ao consultor que está te vendendo a ferramenta. Tire todas as suas dúvidas para que possa ter o maior retorno possível do seu investimento. É preciso compreender com muita clareza a proposta comercial que envolve a tecnologia que você estará adquirindo, pois além do software, há uma metodologia de vendas para aplicá-lo com sucesso. 

Também é importante que antes de escolher qual software adquirir, pesquise muito sobre ele. Busque informações sobre o programa nas redes sociais como Youtube, Linkedin, Facebook e Instagram. Invista em uma ferramenta que seja o mais completa possível, que permita prospectar novos alunos e também te ajude a gerenciar os que já tem, que te ofereça contato direto com eles e auxilie na organização do fluxo de matrículas.

Você precisa saber medir sua necessidade e suas particularidades para escolher a ferramenta ideal. Às vezes o problema não está tanto na solução, mas na forma como ela pode resolver seu problema. Isto é, talvez ela seja excelente, mas para outras necessidades que não as suas.

Abaixo eu listei quatro softwares bastante populares na captação de leads e a maioria deles conta com versões gratuitas de teste. Confira:

> LeadMine: Essa é uma ferramenta muito usada para buscar leads dentro do seu público-alvo nas redes sociais e afirma ser possível encontrar e-mails com 95% de exatidão. Possui mais de 200 milhões de contatos na sua base de dados e permite que você filtre esses dados por cargo, indústria, localização, empresa etc. Basta segmentar para o setor de educação e testar.

Há o plano gratuito, que dá dez créditos por mês e o plano pago, a partir de $29 por mês, com 100 créditos mensais.

>hunter.io: O hunter.io é um dos softwares mais populares na captação de leads, pois permite que você encontre endereços de e-mail em segundos e conecte-se com as pessoas importantes para sua empresa.

Ele possui uma extensão do Chrome e ao visitar o site da empresa que você está prospectando, ele já te mostra quais e-mails possui. Ele é gratuito para até 100 contatos capturados por mês.

> Econodata: Essa plataforma disponibiliza dados para a prospecção B2B. A ferramenta tem como objetivo maior oferecer dados assertivos e atualizados para quem precisa prospectar novos clientes. É possível pesquisar 20 milhões de empresas sem limites, segmentá-las através de filtros como região, porte e todos os tipos de CNAEs. Você pode pesquisar as escolas concorrentes e também empresas localizadas próximas de sua instituição.

Atualmente a Econodata não trabalha com testes gratuitos, mas disponibilizam uma Ferramenta de Inteligência de Mercado, para você calcular quantas empresas se encaixam no seu perfil de busca e avaliar se vale a pena investir ou não.

> Dardus: Trata-se de uma plataforma colaborativa de contatos profissionais B2B do Brasil que vão do operacional ao estratégico. Dentro dela você pode pesquisar por um contato B2B, buscando por Nome, Cargo ou Empresa.

Ela possui um plano gratuito e outros três pagos. Para visualizar as informações de um contato é preciso ter pontos, ao se cadastrar gratuitamente, você recebe 10 pontos que dão direito a pesquisar dois contatos profissionais.

Bruno Pornadzik
Bruno é um jovem empreendedor, sócio da Seam Comunique-se e formado em Relações Públicas. Colaborou com o site Melhor Escola, do grupo Quero Educação, que é detentora dos maiores marketplaces educacionais do Brasil – Quero Bolsa e Melhor Escola.
Tem experiência em assessoria de imprensa B2B, análises de marketing e suporte às áreas comerciais do Inbound, Outbound, Tráfego Pago, Campanha Eleitoral, Gestor e Estrategista Digital. 
Além de sócio da Seam Comunique-se, atualmente Bruno tem papel estratégico na Eduzz, com Partners focado em agências de marketing digital e também oferece mentoria à executivos sobre negócios digitais.

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