Maitê Russo: Escolas Inovadoras
Entrevista com Maitê Russo Co-fundadora e ex-sócia da Rede Escola Hub , licenciada, mestre e doutora em Neurociências pela UFRJ, membro da International Society of Learning Sciences e pesquisadora nas áreas de neurociência, ciências da aprendizagem e inovação educacional. Maitê também foi professora da educação básica, de cursos de graduação e de programas de pós-graduação, além de atuar a anos com formação de professores.
Tópicos abordados:
1.Recentemente, a Escola Hub – rede de escolas da qual você liderou o projeto pedagógico – foi listada como uma das escolas mais inovadoras do país, ao lado de colégios como Avenues e Concept do Grupo SEB. Sob sua perspectiva, o que uma escola precisa ter/fazer para receber o título de Escola Inovadora e fazer parte deste seleto grupo?
2. Muito se fala sobre as novas demandas dos alunos, sobre a nova forma de aprender e ensinar e principalmente sobre a necessidade de uma mudança rápida no modelo tradicional escolar. Na prática, o que um projeto pedagógico disruptivo e inovador pode trazer de benefícios para os alunos?
3. Tenho participado de diversos eventos voltados à educação e vejo a recorrência com que se fala sobre inovação no ensino. Por qual motivo, na sua visão, esses novos modelos não estão amplamente difundidos nas escolas do país? O Vestibular é o maior vilão do ensino a partir de projetos?
4. Você enxerga a BNCC e o Novo Ensino Médio como um passo – ainda que tímido- em direção a um projeto pedagógico inovador?
5. O que podemos esperar da Maitê para os próximos anos. Quais são seus próximos projetos na educação?