Sistemas de Ensino na Educação Básica

Os sistemas de ensino podem ser compreendidos como modelos educacionais que, de forma abrangente, englobam o atendimento das necessidades escolares gerais. Eles são o primeiro – em conjunto com a metodologia de ensino – fator mais importante para a escolha de uma escola por parte dos pais. As escolas brasileiras possuem muito mais opções de sistemas do que qualquer país no mundo.

Um sistema de ensino tem grande influência na educação que é oferecida pelas escolas. Cada solução dispõe de abordagens pedagógicas específicas. Todos seguem a  LDB e tem como referência a BNCC, sendo possível encontrar vieses pedagógicos bem diferenciados.

É importante enfatizar que existe uma diferença entre sistema de ensino e material didático, já que, a preocupação não é apenas com o conteúdo, mas sim em como ele vai ser passado ao longo do tempo.

Eles oferecem apoio quanto à organização de atividades relacionadas à educação, como: marketing, administração, formação continuada e financeiro. 


O conceito de sistemas de ensino veio sofrendo modificações ao longo dos anos, pois é necessário acompanhar as variações do mundo educacional, como por exemplo a pandemia.

O que um sistema de ensino pode oferecer?

  • Recursos tecnológicos; 
  • Orientação sobre as novas políticas educacionais; 
  • Atualização; 
  • Formação continuada; 
  • Assessoria Pedagógica;
  • Banco de avaliações;
  • Fortalecimento da marca da instituição;

Alguns dos principais sistemas de ensino do Brasil:

1. Anglo 

  • Abertura na década de 70 em São josé dos campos, iniciado como projeto pré vestibular e transformado no primeiro sistema de ensino do mundo;
  • Possui 70 anos no mercado;
  • 800 escolas parceiras;
  • Atende do ensino infantil ao médio;
  • Utiliza o Ciclo de Melhoria da Aprendizagem
  • Metodologia “Aula Dada, Aula Estudada”; 
  • A inclusão efetiva de recursos tecnológicos;
  • Fornece ferramentas e dados para que a escola, junto à assessoria pedagógica, crie um plano de melhoria e transforme seu desempenho acadêmico;
  • PROFS, avaliação, simulados e webinários;
  • 2010 – Incorporado à Abril Educação ;
  • 2015 – Parte do Grupo SOMOS Educação;
  • Forte presença no Sudeste;
  • Hoje utilizam o termo Ecossistema Anglo;

https://www.aquitemanglo.com.br/

2. Objetivo 

  • Fundado em 1965 por estudantes de Medicina e Médicos como Curso Objetivo;
  • Presente em mais de 450 municípios, 200 somente em SP;
  • Presente no Japão;
  • Do ensino infantil ao ensino médio;
  • Focado em vestibulares: 1º lugar no ENEM por 7 anos consecutivos;
  • Mais de 430 mil alunos;
  • 2008 eleito o melhor sistema de ensino pela revista educação ;
  • Constante inovação;
  • Sólida formação para o alunos;
  • A didática adotada favorece a reflexão, a invenção, a troca ampla e aberta de experiências;
  • Formação continuada para professores;
  • Forte presença no Sudeste;

https://www.objetivo.br/

3. FTD Educação 

  • Fundado em 1902 pelos irmãos Maristas;
  • Pertence ao Grupo Marista;
  • Mais de 100 anos no mercado;
  • Destaque no mercado inicialmente como Editora FTD;
  • Abordagem mais humanista, voltada para o espírito de família;
  • Incentiva muito o diálogo;
  • Materiais para ensino religioso;
  • Ambiente digital- Iônica; 
  • Plataforma com análise da série histórica ENEM;
  • Consultoria Online – Formação continuada para professores e família;
  • Promovem eventos educacionais;
  • 2018 – Apresentou materiais inspirados na metodologia italiana Reggio Emilia;

https://ftd.com.br/

4. SAS 

  • 9 anos no mercado;
  • 900 escolas parceiras;
  • Serviços de gestão pedagógica e administrativa personalizados;
  • Aborda muito O novo ensino médio;
  • Soluções inovadoras e tecnológicas para as escolas e alunos;
  • Atende do ensino infantil ao médio;
  • Grande foco nos vestibulares;
  • Forte posicionamento digital;
  • Maior presença no Nordeste;
  • Carro Chefe: Eureka – Ensinar alunos do fundamental a partir de brincadeiras;
  • Formação continuada para professores;
  • Grande aprovação ITA e IME;
  • Possui o SAS TV;
  • Promove eventos educacionais – SAS Summit;

saseducaca.com.br

  • SAE significa: Saber, agir e evoluir;
  • 540 escolas parceiras;
  • 175.00 alunos; 
  • Materiais digitais;
  • Avaliação diagnóstica;
  • Materiais com realidade aumentada;
  • Atende do ensino infantil ao médio;
  • Grande presença no Sudeste;
  • Utiliza como base os pilares: Hiperatualização, Assessoria pedagógica efetiva, tecnologia educacional relevante e avaliação formativa;
  • Trabalha com projeto de vida;
  • Promove provas online; 
  • Conteúdos no Youtube ( mais de 3 milhões de views);
  • Promovem eventos educacionais;

https://sae.digital/

5. Bernoulli

  • Fundado no ano 2000 por 2 irmãos estudantes do ITA;
  • Iniciou-se como curso pré vestibular;
  • Possui 21 anos no mercado;
  • Presente em 600 escolas;
  • 160 mil alunos;
  • Atende do ensino infantil ao médio;
  • Programa de ensino Bilíngue com a Cambridge University Press;
  • Valorização das competências cognitivas, socioemocionais e psicomotoras;
  • Enfatiza o autoconhecimento;
  • Formação continuada para professores;
  • Conteúdos digitais atualizados;

https://www.bernoulli.com.br/

6. Positivo

  • Fundado em 1972 por um grupo de professores;
  • 40 anos no mercado;
  • Presente em 18 mil escolas;
  • 480 mil alunos;
  • Pertence ao Grupo Positivo;
  • Tempo médio de parceria por escola é de 11 anos;
  • Serviços personalizados: Crie sua própria campanha de matrículas, loja virtual de materiais didáticos, formações e treinamentos, relacionamento com a família;
  • Assessoria de Mkt, financeira, jurídica, e pedagógica;
  • Positivo On – Plataforma digital;
  • Treinamentos constantes sobre o uso das ferramentas;
  • Eventos educacionais: Um dia positivo;
  • Realidade aumentada;
  • Proposta interacionista;

https://www.sistemapositivo.com.br/

7. Poliedro

  • Criado em 2001;
  • Possui 470 instituições parceiras;
  • Presente em todos os estados brasileiros;
  • Portal Edros: Plataforma digital;
  • Focado em inovação para metodologias educacionais;
  • Aplicativo P+ focado em um maior desenvolvimento e acompanhamento  do aluno fora da classe;
  • Possui um núcleo do sistema localizado em SP, a fim de manter a qualidade dos conteúdos da marca;
  • Em 2020 criaram o Home School Poliedro, ajudando as escolas associadas a concluir o ano letivo;
  • Possui itinerários informativos para o auxílio da implementação do novo ensino médio; 

https://www.sistemapoliedro.com.br/

8.COC

  • 50 anos de mercado
  • Com cerca de 500 escolas parceiras;
  • 200 mil alunos;
  • Atende do infantil ao pré vestibular;
  • Oferece consultoria de mercado, assessoria de marketing e equipe comercial;
  • Focado em criação de ferramentas para auxiliar no estudo de vestibulares;
  • Em 2004 cria o projeto Roteiro digital, focado em aulas digitais;
  • Sistema de plantão on-line;
  • Blog da COC voltado para desenvolvimento dos alunos;
  • Aplicativo Coach COC que ajuda estudantes a organizarem rotinas e autocuidado;
  • 2010  a Person faz a aquisição do Sistema COC;
  • 2017 Lançamento da marca COC by Person;
  • COC play: Plataforma com todos os produtos;
  • Criação de novas soluções para a implementação do novo ensino médio;

https://www.coc.com.br/

9. Opet

  • Fundado em 1993;
  • Presente em 120 municípios;
  • 340 mil alunos;
  • Pertence ao Grupo educacional Opet;
  • Oferece apoio de marketing;
  • Atende do ensino infantil ao médio;
  • Equipe de assessoria pedagógica;
  • Plataforma Inspira: recursos educacionais digitais;
  • Hoje conhecido como Opet soluções educacionais voltado para a rede privada;
  • Sistema para escolas públicas: Sefe;
  • Educação cidadã;

https://www.editoraopet.com.br/

10. Mackenzie

  • Fundado em 2004, a fim de expandir a filosofia mackenzie;
  • Pertence ao Instituto presbiteriano mackenzie;
  • 380 instituições parceiras;
  • 2 escolas parceiras no Japão;
  • Atende do ensino infantil ao médio;
  • 2015 teve início ao projeto: Mackenzie educacional, ofertando os materiais do sistema para escolas não confessionais;
  • Oferecem cursos para auxiliar a criação da própria proposta pedagógica, de acordo com as diretrizes do sistema;
  • Alfabetização em método fônico, focando na leitura da criança;
  • Plataforma educacional própria;
  • Processo de ensino aprendizagem significativo;
  • Educação escolar cristã;
  • Promovem cursos, webinars e workshops para a capacitação sobre o projeto educacional do sistema;

https://www.mackenzie.br/sistema-mackenzie-de-ensino

11. Etapa

  • 30 anos de mercado;
  • Pertence ao Grupo educacional etapa;
  • Atende do ensino infantil ao médio;
  • Sistema de avaliação curricular contínua;
  • Ferramentas de monitoramento de aprendizagem dos alunos;
  • Formação continuada para docentes e gestores;
  • Apoio com captação;
  • Oferece assessoria;
  • Suporte digital para alunos e professores;
  • Utiliza o método espiral crescente como diferencial, a fim de retrabalhar conceitos, para melhor aprendizagem do aluno;
  • Destaque em olimpíadas científicas;

https://www.sistemaetapa.com.br/sistema-etapa

Leia também: Consolidação do Mercado de Educação Básica

Encontrou algum erro ou deseja fazer alguma sugestão? Envie e-mail para mercadoeducacao@gmail.com

Lorenna Alves
3 anos trabalhando com captação de alunos e hoje coordenadora de times Customer Success na Melhor escola | Quero educação. Estudante de engenharia de produção e apaixonada por educação.

2 thoughts on “Sistemas de Ensino na Educação Básica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *