Artigos mais lidos do Mercado & Educação em 2022
Com o propósito de informar, trazer dados e insights para todos do ecossistema de educação, o Mercado & Educação produziu e divulgou inúmeros conteúdos desde sua criação. Em 2022, o site experimentou crescimento em acessos nos mais variados assuntos voltados ao mercado educacional se consolidando como uma fonte da temática no setor.
Abaixo listamos os 5 artigos autorais que mais receberam acessos, somando mais de 5.500 leituras neste último ano:
Escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas: constatações, diferenças e oportunidades de negócios
“ Entender essa fatia de mercado, como funciona sua legislação e suas principais características significa potencializar a capacidade de se comunicar com esse público, criar relacionamento e identificar as oportunidades de parcerias e negócios.”
Autor
Raphael Santo
Mercado, educação e o ecossistema educacional básico no Brasil
“Nos últimos anos um mercado tem se formado em torno da educação básica, levantando novas soluções que ocupam lacunas no sistema educacional brasileiro. A participação de grupos educacionais, o surgimento de outros e novos grupos, o crescente aumento das EdTechs, as discussões acerca do papel da escola, sua forma de ensinar e avaliar, são fontes de oportunidade para um crescimento que iremos vislumbrar nos próximos anos.”
Autor
Raphael Santo
Sistemas de Ensino na Educação Básica
“Os sistemas de ensino podem ser compreendidos como modelos educacionais que, de forma abrangente, englobam o atendimento das necessidades escolares gerais. Eles são – em conjunto com a metodologia de ensino – fator mais importante para a escolha de uma escola por parte dos pais. As escolas brasileiras possuem muito mais opções de sistemas do que qualquer país no mundo.”
Autora
Lorenna Alves
Grupos Educacionais de Ensino Básico
“O Brasil tem cerca de 53 milhões de estudantes no ensino básico e médio, sendo que mais de nove milhões estudam em escolas privadas. Os maiores grupos de escolas, sozinhos, têm menos de 1% desse mercado, o que tem sido visto como uma grande oportunidade de crescimento desses grupos. Neste ensaio iremos aprender um pouco mais sobre os maiores players de educação básica do Brasil e suas principais características”
Autora
Diane Silva
4 mil ligações e 298 contratos: como vender para escolas particulares
“Durante minha trajetória eu vendi diferentes produtos e pude experienciar vendas de diferentes complexidades. Vender uma solução que ajuda a escola a captar alunos é de complexidade baixa, por exemplo. Já uma venda de um serviço de administração de mensalidades possui alta complexidade. Outro ponto importante é que, além das complexidades de vendas inerentes ao produto, existe também a complexidade de vendas relativas à instituição. Gestão escolar, tamanho da escola, ponto geográfico em que a escola está instalada e perfil do tomador de decisão podem influenciar no quanto a venda pode ou não ser complicada.”
Autor
Raphael Santo