Centenário Colégio Ofélia Fonseca
há 100 anos estimulando e valorizando o protagonismo dos estudantes
Ao se descobrir professora e entender que, nesta profissão, poderia mudar sua vida e a de outras pessoas, por meio da educação, Ophelia Fonseca de Almeida inaugurou, em 7 de junho de 1921, o Externato Ophelia Fonseca.
Localizado no coração de Higienópolis, o Colégio Ofélia Fonseca iniciou sua história atendendo apenas estudantes no curso primário. Mas, no decorrer dessas dez décadas, superou muitos desafios e se mantém forte e atuante, equilibrando tradição e inovação.
A entrada do administrador Antonio Sergio Ferreira Brandão, sobrinho-neto de dona Ophelia, marcou mais um dos muitos processos de renovação do colégio, como a mudança na marca Ophelia, com ‘PH’, para Ofélia, com ‘F’.
“Temos orgulho de dizer que nos reinventamos, resistimos à pandemias, sobrevivemos a guerras e a mudanças de planos econômicos, entre tantas outras coisas, e seguimos firmes em nosso propósito de promover a educação para milhares de estudantes, muitos deles famosos, que passaram pelos bancos do Ofélia”, ressalta Sergio, diretor administrativo do colégio.
Um colégio em constante transformação
Ao longo desses 100 anos, o colégio precisou se adaptar e, para isso, se manteve em constante transformação, buscando referências, inclusive fora do Brasil, para garantir a qualidade do ensino, reconhecida pelas famílias.
“Conhecer o Ofélia foi a melhor coisa que aconteceu para a nossa família! Minhas filhas vinham de um colégio com o sistema apostilado, depois que se adaptaram com a mudança, elas descobriram um novo mundo pensante, uma nova vida estudantil, onde todos são livres para construir seus pensamentos, suas atividades são mais que interativas e o principal, uma assessoria de um corpo docente digna e de referência que as faz evoluir dia a dia com alegria e descontração”, destaca o educador físico Fernando Cuartero, pai de duas estudantes do Ofélia.
Segundo Marisa Monteiro, diretora-executiva do Ofélia, o colégio busca sempre dar atenção para a aquisição de habilidades e conhecimentos sem deixar de lado aspectos individuais dos estudantes. “O grande diferencial é manter a modernidade sem perder os valores da fundadora, que são a formação de excelência e olhar focado no processo individual. Sabemos que tem o coletivo para ser tratado, mas o indivíduo é respeitado em seus valores éticos e religiosos. Trabalhamos com o processo da reflexão e da escuta”, contextualiza a diretora.
Diferenciais para potencializar a educação
Estrutura: localizado em um terreno com mais de 3 mil metros quadrados, entre as ruas Bahia e Itápolis, em Higienópolis, o Ofélia se destaca por dispor de uma estrutura completa, segura, moderna e acolhedora.
Equipe: mais de 80 profissionais formam a equipe responsável pelo atendimento dos estudantes e das famílias do Ofélia, com destaque para o corpo docente qualificado, que garante a interação das turmas, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Tudo isso respeitando o momento e as individualidades de cada estudante e organizando os projetos para promover a interação dos grupos, o que garante a construção de ideias e a troca constante, que gera o conhecimento para a vida.
Projeto pedagógico: a proposta pedagógica tem como base a formação de cidadãos com autonomia para se posicionar perante os desafios de um mundo cada vez mais desafiador, promovendo o desenvolvimento da aprendizagem de modo que os conteúdos façam sentido e tenham um significado para seus estudantes.
Por conta da pandemia, o colégio não pôde realizar um grande evento em comemoração ao centenário, como havia previsto. No entanto, a data foi celebrada em grande estilo, durante todo o mês de junho.
Entre as atividades comemorativas, tivemos o Ofélia realizou uma apresentação on-line do cantor e compositor Adriano Salhab, que fez um show especial com as musicalizações de vários poemas de Carlos Drummond de Andrade, um dos mais influentes poetas brasileiros do século 20, homenageado pela biblioteca do colégio.
Além disso, divulgamos um vídeo com as memórias do colégio e uma edição especial da Revista do Ofélia #100anos.
- Professores brasileiros estão mais otimistas, revela pesquisa nacional com educadores
- A Educação no Brasil em Setembro de 2024: Novas aquisições, Inclusão e tecnologia
- Mercado de Educação Básica em Agosto de 2024
- Na Ponta do Lápis: Mudar para Energia Solar vale a pena para escolas?
- Forme Day: o maior evento da Forme Educação Financeira
Que matéria linda. Parabéns ao colégio Ofélia Fonseca por comemorar, com tanto vigor e sucesso, 100 anos de vida!