Marketplaces Educacionais: 1.000.000 alunos captados pela Quero Educação

Marketplaces estabelecidos tem seus próprios leads


A Quero Educação anunciou essa semana o marco de 1.000.000 de alunos captados pela organização pouco tempo depois do portal Melhor Escola anunciar 30.000 matrículas efetivadas. O número expressivo reflete a força desses portais e nos dão a noção do quanto ainda irão impactar o mercado educacional.

Mas, o que esses números podem nos dizer?

Bem, trabalho há pouco mais de 4 anos no Melhor Escola, marketplace de captação de alunos voltado à educação básica e se me perguntarem quais as objeções que me deparei com mais frequência durante o tempo que estive todos os dias na linha de frente do comercial, sem dúvida, comprovar adicionalidade na captação de alunos está entre elas. Não acho errado, em contraposição eu faria o mesmo, afinal é o que justifica a aderência da instituição na plataforma.

É difícil imaginar, eu sei, que esses leads não estão no funil da comercial da instituição. Mas fato é que nem sempre e o argumento – muito embora em números exija um pouco mais de sofisticação – é simples: ao oferecer diversidade de opções, dando aos alunos e famílias poder de comparação em um único lugar, fácil e rápido, essas plataformas podem suprir as necessidades de escolha dos clientes.

Ao se deparar com o número, creio que já deva concluir: dos milhões de acessos que o grupo Quero Educação recebe, milhares (e agora milhões) convertem na plataforma. Com o significativo aumento da base de parceiros é possível que cada vez mais o público encontre uma opção viável. Na prática, o que esses números nos dizem é que, ainda que uma escola tenha forte presença digital, sem uma estratégia de captação via marketplace, esta provavelmente estará perdendo alunos para instituições concorrentes presentes nessas plataformas.

Leia também: Processo decisório de compra do consumidor em marketplaces de educação básica

Raphael Santo – Tecnólogo e graduado em Administração na UFSCar. Fundou e administra o Mercado & Educação, um blog do mercado educacional. É gerente no marketplace Melhor Escola do Grupo Quero Educação, entusiasta do mundo das vendas e apaixonado pela temática educacional.

* O texto é uma coluna e reflete única e exclusivamente a opinião do autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *