O período de alta captação de alunos começou há mais de 1 mês e vou explicar o porquê estou falando isso

Veja as vantagens de adiantar o inicio das campanhas de captação de novos alunos na sua escola

O gráfico, apesar de fictício, simula, com base no histórico, o comportamento de acessos dos responsáveis no portal Melhor Escola e nos mostra que o aumento do interesse dos pais começa a avançar em julho e segue crescendo até o final de janeiro, quando o nível de acessos passa a declinar.

Embora no meio do ano, tenhamos uma janela de transferências escolares mais acentuada, o site registrou um número significativo de buscas por escolas para 2024 e 10% de todas as matrículas foram concretizadas para o próximo ano.   

Algumas escolas parceiras fizeram suas primeiras captações para o próximo ano letivo via marketplace e iniciaram sua campanha com vantagem quando comparadas a escolas de mesma praça que ainda não haviam começado sua busca por novatos.  

Essa participação de matrículas 2024 tende a se igualar a 2023 em agosto e inverter a ordem em setembro, quando matrículas para o próximo ano se tornam maioria de dentro do site (lembrando que se trata apenas de novos alunos e não rematrículas).

A sazonalidade de matrículas é curta e escolas que se adiantam conseguem prolongar o período sazonal e concorrer pelos primeiros alunos em um cenário de baixa concorrência.

É claro que para cada período de busca dos pais temos um ciclo de tomada de decisão diferente, para pais que buscam escolas em julho sabemos que na média a tomada de decisão tende a ser mais prolongada, podendo chegar até 70 dias (crédito: Escola Cheia), no entanto, a escola tem algumas vantagens ao se adiantar a esse processo de captação.

A primeira e mais simples é entrar mais cedo nas opções dos pais e familiares que foram conhecer a escola, dando ao colégio um tempo maior para criar uma boa régua de comunicação e nutrição ao longo do período em que os familiares ainda estão decidindo por uma escola.

A segunda vantagem está relacionada a possibilidade de usar estratégias que podem acelerar a tomada decisão dos responsáveis, baseadas em benefícios concedidos no período da visita. Atrelar a um período curto uma condição diferenciada para que os pais vejam vantagem em fechar a matrícula com antecedência pode render algumas matrículas a mais para sua escola.

Leia também: Captação de Alunos e veja como organizar uma boa campanha de captação de alunos

Concluindo, ainda que as efetivações de novas matrículas para 2024 tenham sido pontuais até aqui, do meu ponto de vista foram de grande vantagem competitiva. Uma escola que inicia sua captação com antecedência, tem a possibilidade de apresentar sua proposta de valor sem sofrer com um grande volume de concorrência, captar alguns alunos adicionais, bem como ter mais tempo para colher feedbacks e ajustar a rota quando necessário durante esse período da alta temporada de matrículas.

Raphael Santo – Tecnólogo e graduado em Administração na UFSCar. Fundou e administra o Mercado & Educação, um blog do mercado educacional. É Head no marketplace Melhor Escola do Grupo Quero Educação, entusiasta do mundo das vendas e apaixonado pela temática educacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *