Adiantamento da captação de novos alunos
Há um comportamento observado nos últimos anos no mercado de educação básica que trata do adiantamento dos pais e familiares na busca pelas ofertas e vagas das escolas para o ano seguinte cada vez mais no início do ano.
Isso ocorre em geral nas seguintes situações
- para famílias com filhos de primeira viagem e que sabem que no ano seguinte terão seus filhos matriculados em uma escola, caso específico para escolas com educação infantil.
- Para famílias que sabem que irão mudar de casa e estão se adiantando para conhecer as disponibilidades e preços dos colégios da região em que irão morar.
- Para famílias insatisfeitas ou com problemas financeiros e que estão buscando novas escolas (esses casos podem funcionar para matrículas no ano seguinte ou corrente).
No Melhor Escola, empresa em que trabalho, nós entendemos que existe uma tendência de as escolas estarem dispostas ao adiantamento de captação dos novatos e como reforço dessa iniciativa, observamos que, somente no mês de maio, 10% de todas as nossas procuras por vagas registradas por nossa equipe de atendimento são para o ano de 2023.
Como aproveitar essa oportunidade?
Como ciclo de captação é sazonal, é natural que a escola retire força de captação em meses de baixa temporada, no entanto, abandonar completamente a captação é perder a oportunidade de ter novos alunos. As escolas devem estar preparadas para captação de alunos o ano inteiro, mantendo seus canais sempre munidos, ainda que a captação ocorra pontualmente, seja para vagas do ano corrente, seja construindo a captação do ano seguinte.
Por serem vagas disponibilizadas com bastante antecedência é legal que se tenha algum tipo de promoção/benefício concedido atrelado a essas ofertas. Isso faz com que os pais e familiares vejam valor em segurar a vaga mesmo com muitos meses antes do início do próximo ano. Para a escola, esta é uma boa estratégia, pois “garante” uma nova matrícula e se adianta ao escapar de uma possível concorrência de diferentes escolas brigando pelo interesse desse pai/familiar em alta temporada.
Importante também a escola firmar um compromisso (como valor de 1 mensalidade e/ou matrícula, por exemplo) no entanto, esse compromisso deve ser flexível (estorno em caso de desistência) para que não seja um impeditivo para fechamento de negócio.
A junção desses fatores atrelados ao canal de captação certo pode fazer a sua instituição sair na frente.
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Raphael Santo – Tecnólogo e graduado em Administração na UFSCar. Fundou e administra o Mercado & Educação, um blog do mercado educacional. É gerente no marketplace Melhor Escola do Grupo Quero Educação, entusiasta do mundo das vendas e apaixonado pela temática educacional.