Captação de alunos: último suspiro da alta

Entre setembro e março acontece no mercado educacional básico o que chamamos de alta temporada de matrículas. Entre esses meses ocorre a grande maioria das rematrículas e novas captações de alunos nos colégios. É neste momento que a instituição consolida seu alunado seja com crescimento, manutenção ou decréscimo dessa base de alunos.

O ciclo da alta temporada tem diferentes comportamentos para novas matrículas e rematrículas. 75% (com base no número de alunos do ano) de todo processo é focado na fidelização do alunado já existente, acima desse percentual, a instituição busca a manutenção ou aumento do tamanho da base de alunos da escola.

O gráfico abaixo, fornecido pelo Melhor Escola e Quero Bolsa, mostra o comportamento dos sites (que são focados na captação de novos alunos) durante todo período da alta temporada de matrículas.

observe o quadrante que ocorre posterior ao carnaval.

(lembre-se que trata-se de uma sazonalidade desenhada apenas para novos alunos e não consta rematrículas).

Números de famílias buscando por escolas em marketplaces de educação

Fonte: Melhor Escola | Quero Bolsa

É possível perceber que a captação de novos alunos no final de fevereiro para inicio de março experimenta um pequeno pico que o leva a patamares parecidos com o início de dezembro, por exemplo, no entanto, com permanência bem menos prolongada.

último suspiro

A esta altura, é provável que a grande parte dos pais já tenham encontrado uma escola para seus filhos, contudo, ainda há uma pequena corrida dos atrasados e familiares descontentes ou com necessidades de transferência escolar.

Caso sua escola tenha errado na captação de novos alunos durante os meses de janeiro e fevereiro, dificilmente será possível recuperar os números, porém, esse período é a última oportunidade de aumento nas procuras das famílias na alta temporada.

Esteja Preparado

Fique atento, seja rápido e tenha um bom plano para atender as famílias neste período, pois a tomada de decisão costuma ser muito rápida dado período do ano letivo.

Leia também: Captação de Alunos

Raphael Santo – Tecnólogo e graduado em Administração na UFSCar. Fundou e administra o Mercado & Educação, um blog do mercado educacional. É Head Comercial no marketplace Melhor Escola do Grupo Quero Educação, entusiasta do mundo das vendas e apaixonado pela temática educacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *