Flavia Schechtman Belham : neurociência e tecnologia aplicada à educação

Os últimos anos foram fundamentais para o entendimento de que a internet e a tecnologia se tornaram ferramentas fundamentais na educação, no entanto, sabemos que essa mudança trouxe consigo alguns novos desafios sob os quais os educadores devem se atentar.

A facilidade de acesso à informação é, sem dúvida, um dos maiores exemplos. Se por um lado essa facilidade traz aos alunos a oportunidade de aprender uma infinidade de coisas boas, essa mesma facilidade pode trazer aos alunos a possibilidade de aprender uma variedade de coisas ruins.

É neste cenário que a escola deve se atentar ao uso das tecnologias na rotina escolar, aproveitando o máximo de sua eficiência no ensino e tomando todos os cuidados necessários com os possíveis problemas que este uso pode causar.

Tomado os devidos cuidados, a tecnologia soma ao criar a possibilidade de personalizar os estudos focando principalmente na consolidação do conhecimento do aluno sem que seja necessário se preocupar com uma memorização imediatista, construindo uma maior participação dos alunos na escolha do que deve ser aprendido e criando situações de interdisciplinaridade que tangibilizam o conhecimento dos estudantes no dia a dia escolar, entre outro fatores benéficos.

Claro, o uso da tecnologia para ser efetivo deve ter em sua base diversas disciplinas que compõem o processo de ensino-aprendizado, como como neurociências, pedagogia e sociologia.

Veja na íntegra as perguntas que fizemos para Flavia Schechtman Belham –  Cientista Chefe da Seneca Learning .

  1. Sabemos que a forma de aprender sofreu grandes alterações nos últimos anos. Fatores como internet e facilidade de acesso à informação contribuíram significativamente para esse processo de mudança. Como os novos alunos encaram o aprendizado, quais são as novas demandas dos estudantes?

A pandemia deixou muito claro como que a internet e a tecnologia na educação vieram para ficar e como elas são grandes aliadas ao processo de ensino-aprendizagem. Mas essa mudança também trouxe à tona novos desafios. 

Por exemplo, com facilidade de acesso à informação online, os alunos encontram muita coisa boa, mas muita coisa ruim também. É preciso análise crítica para discernir entre as múltiplas fontes de informação. 

Outro desafio é a manutenção do engajamento. É muito fácil para o aluno se distrair tendo acesso a sites e aplicativos diversos no mesmo aparelho usado para as tarefas da escola. Nesse caso, é preciso que as tarefas da escola sejam atrativas, divertidas e desafiadoras o suficiente para garantir o interesse dos estudantes. 

As atividades da Seneca são escritas por um grupo de professores e revisadas por outro grupo de professores, garantindo a qualidade e acurácia das informações. Nós usamos gamificação, personalização e técnicas da neurociência para manter o engajamento dos alunos e melhorar sua aprendizagem. Nossa metodologia é divertida e eficiente, tendo sido publicada em diversas revistas internacionais. 

  1. E pelo viés do educador, quais pontos a escola deve estar atenta para que a educação transmitida aos alunos seja efetiva?

Ao utilizar tecnologias e ferramentas com validade científica e pedagógica, a escola melhora a eficiência do ensino. Mas, de forma geral, todos os cuidados que já existiam antes, se mantêm hoje em dia. 

Exemplos: a escolha de tópicos que sejam relevantes e interessantes para os alunos, o uso de exemplos que tenham relação com seu cotidiano, o foco na consolidação do conhecimento e não na memorização a curto prazo, o uso de avaliações formativas e não apenas somativas, a possibilidade dos alunos terem uma voz mais ativa em seus estudos, o envolvimento das famílias. A tecnologia não torna esses cuidados mais desafiadores, pelo contrário! 

Por exemplo, com a Seneca, os alunos têm acesso às atividades escolhidas pelos professores, mas também a todo o restante do material, para que possam estudar de forma mais autônoma. Além disso, eles contam com o auxílio do nosso algoritmo gênio, que leva em consideração o progresso individual de cada um deles, otimizando seus estudos e criando um roteiro personalizado. 

Um dos princípios usados nas nossas atividades é o da exemplificação. Ou seja, usamos exemplos, GIFs, memes, notícias e outras formas de trazer o conhecimento para a realidade do aluno. A metodologia da Seneca é toda baseada em princípios da neurociência, garantindo uma aprendizagem significativa. 

A Seneca também tem ferramentas para as famílias dos alunos, o que permite que eles fiquem a par de todo o progresso de seus filhos nos estudos, melhorando sua participação na vida escolar do jovem.

  1. Como a Tecnologia pode suprir essa nova demanda a partir de princípios neurocientíficos? 

O processo de ensino-aprendizagem possui bases científicas em diversas disciplinas, como neurociências, pedagogia e sociologia. Para nos tornarmos excelentes professores, é preciso conhecer os dados e as evidências sobre a aprendizagem. Como a memória funciona? Como as relações interpessoais acontecem? 

Um médico tem duas opções: ele pode receitar remédios simplesmente com base no que ele acha que é melhor ou ele pode se basear em estudos, pesquisas e informações para tomar a melhor decisão. Acho que todos concordam  que a segunda opção é a melhor. Com a educação não é diferente! Os professores podem usar técnicas que eles acreditam que funcionam, ou eles podem se basear em evidência, estudos e práticas para se tornarem profissionais ainda melhores. É preciso conhecer as bases neurocientíficas da aprendizagem.

A dificuldade vem da falta de tempo ou da falta de oportunidades para se inteirar sobre o assunto. Por isso, é importante usar ferramentas que já são baseadas no método científico e em evidências e dados. A Seneca é um exemplo desse tipo de ferramenta. Usamos os princípios da prática de recuperação da memória, codificação dual, intercalação e espaçamento para construir nossas atividades. Esses quatro princípios já foram validados tanto por professores em escolas, quanto por pesquisadores em instituições renomadas. Ou seja, quando um professor usa a Seneca com seus alunos, ele já sabe que o método é de alta qualidade.

  1. Não é nenhuma novidade a jornada dupla, por vezes tripla, dos educadores. Além da carga de trabalho que é levada para casa à noite e aos finais de semana. Quanto você acredita que a Tecnologia pode colaborar na melhora da rotina escolar?

Infelizmente, ainda encontramos muita resistência dos professores no uso da tecnologia. Alguns por terem receio de não saberem usar as novas ferramentas, outros por acharem que a tecnologia vai substituir o professor em sala de aula. Nenhuma das duas visões está de acordo com a realidade.

As tecnologias de educação são criadas para serem de fácil acesso e uso tanto pelos alunos quanto pelos professores. A Seneca oferece diversas formações, tutoriais e canais de atendimento justamente para ajudar os professores a começarem a usar nossa plataforma. Claro que algumas pessoas têm mais ou menos facilidade com computadores e aplicativos, mas eu acredito 100% que todos os professores conseguem usar a Seneca se eles tentarem. 

Em relação à tecnologia substituir o professor… isso também não acontece. A tecnologia é uma aliada, um complemento, algo que auxilia o professor a ser ainda melhor! Com a correção automática da Seneca, por exemplo, os professores passam menos tempo corrigindo manualmente tarefas e podem se dedicar mais ao desenvolvimento das habilidades de debate, síntese, pensamento crítico e outras nos alunos. Além disso, a Seneca gera relatórios completos sobre o progresso de cada aluno e cada turma. Com isso, o professor consegue saber exatamente quais conteúdos precisam ser revisados, onde estão as defasagens na aprendizagem de cada um e podem, com isso, criar intervenções muito mais eficientes. 

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Sobre a Seneca

(…)

A Seneca é uma edutech com a missão de oferecer recursos educacionais eficientes, divertidos e gratuitos para todos os jovens do mundo. Ela foi criada em 2018, na Inglaterra, em colaboração com a Universidade de Oxford e a University College London. Hoje, ela é usada por 96% das escolas secundárias do país, o que dá um total de 6 milhões de alunos e professores!

Em 2020, a Seneca foi lançada em diversos outros países, adequando o sistema ao currículo local. No Brasil, oferece materiais para ensino fundamental e médio de acordo com a BNCC. Hoje, são mais de meio milhão de usuários brasileiros!

5 pilares principais. 

  1. O primeiro é o uso de metodologias ativas, ou seja, resolução de problemas, solução de exercícios e prática que ajudem na compreensão do conteúdo. 
  2. O segundo é o processo adaptativo. Desenvolvemos um algoritmo que analisa as respostas de cada aluno em tempo real e monta trilhas de aprendizagem individualizadas e otimizadas para cada um deles. 
  3. O terceiro é a gamificação, que motiva e engaja os alunos. 
  4. O quarto é o embasamento científico. Toda a nossa metodologia é baseada em neurociências e já foi publicada em artigos científicos internacionais. Ela funciona mesmo! 
  5. O quinto é a avaliação formativa. Em outras palavras, a Seneca é usada para identificar defasagens na aprendizagem de cada aluno e para que professores possam acompanhar o progresso deles em tempo real.

As ferramentas para estudantes, professores e famílias são gratuitas.

Os estudantes têm acesso a atividades gamificadas, interativas e personalizadas, que usam metodologia ativa e comprovação científica para melhorar a compreensão dos conteúdos trabalhados na escola. 

Os professores têm acesso à correção automática e a relatórios detalhados sobre o progresso, as dificuldades e a aprendizagem de cada aluno e cada turma. 

As famílias conseguem acompanhar, em tempo real, as tarefas e o aprendizado dos filhos.

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Quais os primeiros passos para usar a Seneca?

A Seneca é um site de livre acesso, ou seja, não há burocracia, nem contrato. Basta que o educador entre no site, faça seu cadastro e comece a usar. A Seneca é bem intuitiva e fácil de usar. Porém, no nosso YouTube, você encontra diversos tutoriais e formações para tirar dúvidas: https://www.youtube.com/c/senecaestudos 

Se você é diretor ou coordenador da escola, pode organizar uma formação sobre a Seneca para seus professores. Ela é gratuita e acontece pelo Meet diretamente comigo! Para agendar, você pode entrar em contato direto pelo WhatsApp (61 98226-4634) ou por email (contato@seneca.io).

Nós também oferecemos enturmamento em massa.Ou seja, em vez de cada professor e aluno terem que fazer seu cadastro individual, eu posso fazer o cadastro de todos da escola aqui pelo sistema. Isso não apenas facilita o uso da Seneca, mas também permite que eu dê acesso especial a novas ferramentas exclusivamente para sua escola, de graça! Entre em contato comigo para saber os detalhes. 

Flavia Schechtman Belham

Licenciatura e Bacharelado em Biologia pela Universidade de Brasília, mestrado em Biologia Animal pela Universidade de Brasília, Doutorado em Neurociências Cognitivas pela University College London, Inglaterra. Ex professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, lecionando para turmas do EJA. Desde 2018, atua como Cientista Chefe da Seneca Learning, uma edutech britânica que usa neurociências, gamificação e inteligência artificial para melhorar o processo de ensino-aprendizagem de 7 milhões de professores e estudantes ao redor do mundo.

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